Toda empresa precisa aplicar estratégias de liderança para engajar sua equipe. Essa medida é necessária para que todos “vistam a camisa” da companhia e estejam satisfeitos com o seu ambiente de trabalho. Afinal, essa é uma via de mão dupla.
Pouco adianta apenas a empresa estar satisfeita com a atuação do colaborador. Ele também precisa gostar do que faz, ter interesse em continuar no negócio e até mesmo em evoluir e progredir na carreira.
Isso passa pelo engajamento. A partir disso, os objetivos pessoais do trabalhador estão alinhados aos propósitos da empresa. Então, o que fazer? Neste post trazemos 5 estratégias de liderança. Que tal saber mais?
1. Implemente avaliações 360º
O fator mais negativo para engajar sua equipe é ter uma liderança ruim. Isso leva à desmotivação e impacta também a produtividade. O problema é que os líderes nem sempre conseguirão se auto avaliar.
Por isso, existe a avaliação 360º. A ideia é simples. O gestor ou o líder avalia os colaboradores. Esses, por sua vez, analisam seus colegas de trabalho e seus superiores. Em outras palavras, todos demonstram os pontos positivos e negativos uns dos outros.
Por que isso é importante? Basicamente, a avaliação 360º permite descobrir as falhas ainda existentes na comunicação entre os colegas. A liderança dispõe de uma ferramenta estratégica, que ajudará a traçar as próximas ações, a partir do que os colaboradores sentem e desejam.
2. Estabeleça recompensas
Oferecer recompensas aos trabalhadores é uma das estratégias de liderança mais utilizadas. Com ela, os colaboradores sabem que seu resultado está trazendo resultado e que eles são valorizados.
Aqui, diferentes recompensas podem ser adotadas. Pode ser um bônus ao final do mês, um aumento de salário, um prêmio ou alguma folga remunerada. Tudo depende daquilo que será mais bem aceito pelos funcionários e estiver nas condições seguras do negócio.
Mais do que isso, lembre-se sempre de elogiar um bom trabalho e celebre as conquistas com toda a equipe. Se a empresa alcança seus objetivos, é importante mostrar como os colaboradores participam do processo.
3. Dialogue sempre
Para engajar sua equipe, é necessário saber o que cada colaborador pretende. Para saber isso, é preciso implementar mecanismos de diálogo. A ideia é ir além de um feedback, tendo uma conversa transparente e sincera.
Esse diálogo é capaz de trazer informações úteis para medir o nível de satisfação dos colaboradores e identificar gargalos motivacionais. Deixe a porta aberta para a comunicação interna, porque ela é uma via de mão dupla.
Se o colaborador tiver espaço para colocar seus pontos de vista, suas sugestões e insatisfações, sem que isso provoque qualquer desgaste na relação e, em alguns casos, retaliações no trabalho, o ambiente será sempre de resultados progressivos e cada vez mais qualificados.
Uma boa sugestão para melhorar esse diálogo é a partir de pesquisas de clima organizacional. Implemente perguntas relacionadas à motivação, ao bem-estar e a satisfação da sua equipe. Ao obter os resultados, organize ações interventivas voltadas aos pontos sensíveis e melhore o ambiente organizacional.
4. Favoreça o aprimoramento e a integração da equipe
Por fim, uma estratégia de liderança para engajar sua equipe é incentivar o desenvolvimento pessoal e a relação entre os colegas. Ofereça diferentes formas de aprimoramento. Duas das principais são cursos e palestras, mas você também pode adotar outras possibilidades.
Se possível, ofereça convênios com universidades e faculdades para estimular o estudo constante. Além disso, estabeleça eventos que fomentem a integração da equipe. Pode ser happy hour, comemorações em datas temáticas e mais.
Todas essas medidas ajudam a melhorar o clima organizacional. Por isso, são estratégias de liderança eficientes no que se refere a engajar sua equipe. E você, vai implementar alguma delas?
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